Ministério da Cultura, Governo do Estado do Espírito Santo, Petrobras e BNDES apresentam:


Regulamento

FESTIVAL DE VITÓRIA – 21º VITÓRIA CINE VÍDEO
De 12 a 17 de setembro de 2014

Se preferir, baixe o regulamento em pdf

 

APRESENTAÇÃO

Realizado pela Galpão Produções e pelo Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o Festival de Vitória – Vitória Cine Vídeo é o mais importante festival de cinema do Espírito Santo.  A edição de 2014 apresenta a XVIII Mostra Competitiva Nacional de Curtas, a IV Mostra Competitiva Nacional de Longas, a III Mostra Corsária, a III Mostra Foco Capixaba, a IV Mostra Quatro Estações e IV Mostra Competitiva Nacional de Longas, a I Mostra Competitiva de Animação e a I Mostra Brasileira de Comédia, em formato DCP sem KDM (DCP aberto) ou MOV H264 com áudio 5.1. Todas as sessões são competitivas e os vencedores receberão o Troféu Marlin Azul, símbolo oficial do Festival de Vitória.

O Festival de Vitória tem como objetivos apresentar recentes realizações cinematográficas do Brasil que contribuam para o desenvolvimento dos curtas e longas-metragens quanto à sua linguagem e forma de produção, além de promover o intercâmbio e estimular o desenvolvimento da produção audiovisual no Espírito Santo.

INSCRIÇÃO

  1. O período de inscrição será de 06 de maio a 20 de junho de 2014.
  2. Poderão concorrer filmes de curta e longa-metragem produzidos originalmente em qualquer formato e de exibição em formato DCP sem KDM (DCP aberto) ou MOV H264 com Áudio 5.1.
  3. A pré-seleção será feita a partir de cópias dos curtas e longas-metragens em DVD. Caso o competidor inscreva mais de um trabalho, as obras deverão ser enviadas em DVDs separados.
  4. Junto com a cópia de pré-seleção do filme deverá ser enviada a ficha de inscrição preenchida e assinada pelo responsável da obra inscrita. Inscrições realizadas sem alguma destas duas exigências serão anuladas.
  5. É obrigatório o preenchimento, na ficha de inscrição, da classificação indicativa do filme, de acordo com as normas do Ministério da Justiça, e do número de CPB (Certificado de Produto Brasileiro) se houver.
  6. É também obrigatória a anexação de no mínimo 1 (uma) e no máximo 3 (três) fotos digitais em alta resolução do filme em JPG ou TIF (300 dpi) em espaço reservado para tal na ficha de inscrição presente no site.
  7. Todos estes materiais deverão ser enviados via Correios em correspondência única para:FESTIVAL DE VITÓRIA – 21º VITÓRIA CINE VÍDEO
    Seleção de filmes
    Rua Professora Maria Cândida da Silva, nº 115
    Bairro República
    Vitória/ES
    CEP 29070-210
  8. O preenchimento da ficha de inscrição deverá ser feito pela internet, através do site www.festivaldevitoria.com. A inscrição só será confirmada após o recebimento de todo o material (DVD do filme + ficha de inscrição assinada), que deverá ser enviado até o dia 20 de junho de 2014, sendo considerada a data de postagem nos Correios.
  9. A inscrição é gratuita.
  10. As despesas e encargos referentes ao envio do material para seleção ficam a cargo do remetente.

CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

  1. Para efeitos de inscrição no Festival de Vitória são considerados:
    CURTAS – Filmes com duração máxima de 35 minutos.
    LONGAS – Filmes com duração mínima de 60 minutos.
    Por questões de espaço na grade de exibição, o Festival de Vitória não aceitará trabalhos com minutagem diferente das acima especificadas.
  2. Serão aceitos apenas filmes brasileiros, finalizados em 2013 ou 2014.
  3. É vedada a inscrição de filmes que já tenham sido inscritos em edições anteriores do festival.
  4. É vedada a inscrição de filmes não-concluídos.
  5. Os filmes de curta, média e longa-metragem inscritos que tenham sido realizados fora do Espírito Santo deverão ser inéditos em mostras competitivas no Estado. Filmes com exibição no circuito comercial não serão aceitos. Filmes com exibições em mostras não competitivas, bem como circuito alternativo e sessões em cineclubes, serão aceitos.
  6. Para filmes de curta e longa-metragem realizados no Estado do Espírito Santo não há exigência de ineditismo.

SELEÇÃO

  1. A seleção dos filmes será realizada por curadores nomeados pela direção do festival.
  2. Todos os filmes inscritos no Festival de Vitória serão analisados pela curadoria, que decidirá, soberanamente, a colocação dos selecionados em cada uma das diferentes mostras do festival, de acordo com a estrutura abaixo:

    Mostra Competitiva Nacional de Longas: mostra dedicada a longas-metragens de todo o Brasil, inclusive do Espírito Santo, de temática livre, exibidos em sessões noturnas.

    Mostra Competitiva Nacional de Curtas: mostra dedicada a curtas-metragens de todo o Brasil, inclusive do Espírito Santo, de temática livre, divididos em sessões noturnas.

    Mostra Corsária: mostra dedicada a curtas metragens de todo o Brasil, inclusive do Espírito Santo, de temática livre, divididos em sessões vespertinas.

    Mostra Quatro Estações: mostra dedicada a filmes que abordem a temática da diversidade sexual, agrupada em sessão noturna única.

    Mostra Foco Capixaba: mostra exclusiva para filmes realizados no Espírito Santo por realizadores capixabas, agrupados em sessão única noturna.

    Mostra de Filmes de Animação: mostra dedicada a animações de curta-metragem de todo o Brasil, inclusive do Espírito Santo, de temática livre, agrupados em sessão única vespertina.

    Mostra de Filmes de Comédia: mostra dedicada a curtas-metragens do gênero da comédia, de todo o Brasil, inclusive do Espírito Santo, agrupados em sessão única vespertina.

  3. Para os filmes selecionados que tenham sido realizados no Espírito Santo, caberá à curadoria a decisão de colocá-los na Mostra Foco Capixaba ou em qualquer outra mostra em que sejam pertinentes. Não há cota de participação para filmes capixabas em nenhuma das outras mostras a não ser na Mostra Foco Capixaba.
  4. A organização do festival divulgará a lista dos selecionados através da imprensa e do site www.festivaldevitoria.com.
  5. O Festival de Vitória terá o direito de exibir extratos dos filmes selecionados para a divulgação do evento em mídia televisiva e digital, bem como a utilização das fotos cedidas pelos selecionados em mídia impressa e digital, além do próprio site do evento, inclusive em edições futuras do festival.
  6. As cópias em DVD enviadas para pré-seleção passarão a pertencer ao acervo da Galpão Produções/IBCA, podendo ser exibidas em programações não-comerciais, desde que com a devida autorização do produtor responsável.

REALIZAÇÃO E PREMIAÇÃO

  1. O Festival de Vitória – 20º Vitória Cine Vídeo acontecerá na cidade de Vitória, no Espírito Santo, entre 12 e 17 de setembro de 2014.
  2. Os filmes selecionados deverão enviar sua cópia de exibição para a Galpão Produções/IBCA, no mesmo endereço constante na inscrição, impreterivelmente até o dia 12 de agosto de 2014.
  3. A premiação dos filmes selecionados para as mostras competitivas, em caráter irrecorrível, será decidida por júris formados por profissionais do setor audiovisual, sob a responsabilidade da direção do Festival de Vitória. A formação dos júris e os prêmios distribuídos em cada uma das mostras se darão conforme a descrição seguinte:

Mostra Competitiva Nacional de Curtas: O júri será formado por 3 (três) profissionais com carreira reconhecida no setor audiovisual, sendo 1 (um) deles capixaba. O júri distribuirá o Troféu Marlin Azul nas seguintes categorias: Melhor Filme, Prêmio Especial do Júri, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro, Melhor Concepção Sonora, Melhor Montagem, Melhor Direção de Arte, Melhor Atriz, Melhor Ator. Ainda será entregue o Prêmio do Júri Popular, eleito por voto direto entre os espectadores da mostra.

Mostra Competitiva Nacional de Longas: O júri será formado por 3 (três) profissionais do setor audiovisual com destaque nacional, sendo 1 (um) deles capixaba. O júri elegerá um filme para receber o Troféu Marlin Azul nas seguintes categorias: Melhor Filme; Melhor Direção; Melhor Roteiro; Melhor Interpretação (válido para atores e atrizes); Melhor Contribuição Artística (válido para categorias técnicas a serem apontadas pelo júri – fotografia, direção de arte, montagem, som, trilha sonora, etc). Ainda será entregue o Prêmio do Júri Popular, eleito por voto direto entre os espectadores da mostra.

Mostra Foco Capixaba: O júri será o mesmo que compõe a banca da Mostra Competitiva Nacional de Curtas, formado por 3 (três) profissionais com carreira reconhecida no setor audiovisual, sendo 1 (um) deles capixaba. O júri elegerá um filme para receber o Troféu Marlin Azul de Melhor Filme do Foco Capixaba.

Mostra Corsária: O júri será formado por 3 (três) profissionais com carreira reconhecida no setor audiovisual, sendo 1 (um) deles capixaba. O júri distribuirá, sem distinção de colocação, 3 (três) prêmios de Melhor Filme. Cada um dos filmes vencedores receberá o Troféu Corsário.

Mostra Quatro Estações: O júri será formado por 3 (três) profissionais capixabas que tenham atuação junto às causas LGBT e dos direitos humanos. O júri elegerá um filme para receber o Troféu Marlene de Melhor Filme da Mostra Quatro Estações.

Mostra de Filmes de Animação: O júri será formado por 3 (três) profissionais que tenham atuação na área de filmes de Animação. O júri elegerá um filme para receber o Troféu Marlin Azul.

Mostra de Filmes de Comédia: Será entregue o Prêmio do Júri Popular, eleito por voto direto entre os espectadores da mostra.

  1. Os júris poderão conceder menções honrosas e deixar de conceder qualquer um dos prêmios quando julgarem necessário, desde que estejam em comum acordo com a direção do Festival de Vitória.
  2. A entrega de todos os prêmios acontecerá durante a cerimônia de premiação marcada para a noite o dia 17 de setembro, no local de realização do Festival de Vitória.

DISPOSIÇÕES GERAIS

  1. O Festival de Vitória – 21º Vitória Cine Vídeo se responsabiliza pelos custos de armazenamento e seguro de todos os filmes selecionados enquanto sob sua guarda e, em caso de perda ou dano, o ressarcimento estará limitado ao valor da cópia.
  2. As despesas de remessa dos filmes e vídeos ficam a cargo do concorrente. A devolução fica a cargo da organização do festival.
  3. A data-limite para envio das cópias de exibição em formato DCP sem KDM [DCP aberto] ou MOV H264 com Áudio 5.1 é 12 de agosto de 2014.
  4. O Festival de Vitória não se responsabiliza por questões relativas ao direito autoral, direitos de uso de voz, imagem, trilha sonora ou locação no conteúdo dos trabalhos selecionados.
  5. As datas e horários das exibições dos filmes selecionados são de responsabilidade da direção do Festival e serão organizadas a partir de critérios que competem exclusivamente à mesma.
  6. Antes das exibições para o público, serão realizados testes de projeção para todos os filmes da programação do Festival de Vitória. Os diretores ou representantes dos filmes deverão acompanhar essa exibição teste conforme agenda que será previamente divulgada pela produção do Festival de Vitória;
  7. As decisões finais da curadoria, durante o processo de seleção, e do júri, durante a realização do Festival, são irrecorríveis e soberanas.
  8. A participação nas mostras competitivas implica na aceitação total, pelo concorrente, deste regulamento.
  9. Os casos omissos serão decididos pela direção do Festival de Vitória 21º Vitória Cine Vídeo.

Galpão Produções
Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA)
Festival de Vitória – 21º Vitória Cine Vídeo