Ministério da Cultura, Governo do Estado do Espírito Santo, Petrobras e BNDES apresentam:


O Festival

Maior evento de audiovisual do Espírito Santo, o Festival de Vitória – Vitória Cine Vídeo completa sua maioridade plena neste ano. Durante cinco dias, Vitória recebe uma extensa e diversificada programação com exibições, lançamentos, homenagens, concursos, oficinas e premiações. A estimativa é que um público de 30 mil pessoas participe das atividades do Festival.

A 21ª edição traz a XVIII Mostra Competitiva Nacional de Curtas-Metragens e a IV Mostra Competitiva Nacional de Longas-Metragens; a III Mostra Foco Capixaba, com uma seleção de filmes locais; III Mostra Corsária, com filmes de caráter alternativo e experimentais; a IV Mostra Quatro Estações, com produções que abordam a temática da diversidade sexual; o XV Festivalzinho de Cinema, sessão voltada para o público infanto-juvenil. Este ano, duas novas mostras fazem parte do Festival: a Mostra Outros Olhares, as Sessões Especiais VCV e a I Mostra de Animação.

Também integram o Festival as aguardadas homenagens a uma personalidade do cinema nacional e uma do cinema capixaba, os concursos de Roteiro , de Mídias Alternativas e de Web Séries, as oficinas profissionalizantes, lançamento de livros, revistas e Dvds, além de debates e encontros com pesquisadores de cinema, realizadores e o público.

Essa maratona cinematográfica acontece entre os próximos dias 12 e 17 de setembro e irá premiar os melhores filmes em diversas categorias com o tradicional Troféu Marlin Azul.

O Festival de Vitória tem o compromisso de contribuir com o desenvolvimento da produção audiovisual brasileira, a qualificação dos profissionais capixabas, a democratização do acesso da população aos bens culturais e a formação de plateia.

O Festival de Vitória é uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.

Espaços do Festival:

–  Theatro Carlos Gomes, Centro – Vitória

– Cineclube Metrópolis, Ufes/Campus Goiabeiras – Vitória

– Hotel Senac Ilha do Boi – Vitória