Ministério da Cultura, Governo do Estado do Espírito Santo, Petrobras e BNDES apresentam:


O ator e diretor Paulo José será homenageado pelo Festival de Vitória – 21º Vitória Cine Vídeo

 Com 77 anos de vida, 60 anos de carreira, Paulo José receberá o Troféu Marlin Azul e o Caderno do Homenageado na edição deste ano do VCV, que acontece entre os dias 12 e 17 de setembro

10/06/2014

No ano em que completa a sua maioridade plena, o Festival de Vitória – 21º Vitória Cine Vídeo terá como homenageado nacional um dos grandes nomes da dramaturgia brasileira: o ator e diretor Paulo José. Com 77 anos de vida, esse gaúcho natural de Lavras do Sul, é dono de uma carreira de 60 anos consagrada nos palcos e nas telas da TV e do cinema. O 21º VCV acontece entre os dias 12 e 17 de setembro, no Teatro Carlos Gomes.

Paulo José foi o primeiro homenageado do Festival de Vitória na edição de 1998. Na época, o VCV ainda não publicava o Caderno do Homenageado. A homenagem deste ano é uma forma de celebrar a importância e de promover o merecido reconhecimento desse artista para a história da dramaturgia brasileira. Isso será feito por meio de uma publicação com informações sobre os principais aspectos de sua trajetória e com imagens do acervo do próprio ator.

Com um currículo extenso, Paulo José começou no teatro amador aos 17 anos . De lá para cá, ele atuou em 31 peças de teatro e dirigiu 22 montagens. Nos palcos, além da direção e interpretação, Paulo José já desenvolveu trabalhos de cenografia, figurino, iluminação, tradução e produção executiva. Sem contar a sua passagem como administrador do Teatro de Arena do Rio de Janeiro e de São Paulo na década de 1960.  No cinema, participou como ator em 39 filmes. Na televisão, interpretou personagens em 21 novelas e 25 minisséries além de ter atuado na direção de 34 trabalhos para a telinha.

Sempre jovial e perfeccionista, Paulo José lida com o seu processo de criação de uma forma quase artesanal. Sua vivência artística lhe rendeu aproximações com importantes dramaturgos, atores e grupos de teatro do país. Parte da grandeza desse artista brasileiro pode ser mensurada pelos 39 prêmios que ele recebeu ao longo de sua trajetória profissional.

Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o Festival de Vitória – 21º Vitória Cine Vídeo acontecerá entre os dias 12 e 17 de setembro, em Vitória, e conta com o patrocínio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Petrobras e da Rede Gazeta. São parceiros do evento o Governo do Espírito Santo – por meio de sua Secretaria de Estado da Cultura, o Instituto Sincades, a Prefeitura Municipal de Vitória e o Canal Brasil. O Festival também conta com o patrocínio da Lei Rubem Braga / Prefeitura de Vitória com apoio da ArcelorMittal foi contemplado na seleção pública do Programa Petrobras Cultural.

Foto: Divulgação